A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Dra. Mónica Seidi, esteve presente na apresentação do Projeto da Obra de Remodelação e Reabilitação da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste, que decorreu no passado dia 5 de fevereiro.
O presente investimento permitirá a reabilitação do edifício onde funciona a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) e consiste em maximizar as condições de segurança e bem-estar dos utentes. Esta reabilitação, além de adequar a estrutura às necessidades e exigências atuais, vai, ainda, permitir aumentar a capacidade do Lar para 56 utentes.
A requalificação irá possibilitar, também, harmonizar as condições exigidas para o seu bom funcionamento com o bem-estar e melhoria da qualidade de vida dos utentes, tendo sempre como princípio a humanização e o respeito pela sua privacidade e individualidade.
A empreitada, com um prazo de execução de 360 dias, representa um investimento global superior a 6,7 milhões de euros, financiado pela Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, através da Direção Regional da Solidariedade Social e com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O concurso foi publicado em Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores, II SÉRIE – n. º 22, com o Anúncio n.º 40/2025 de 31 de janeiro de 2025.
Aumento da capacidade da Creche para mais 10 crianças
Por ocasião da apresentação do Projeto da Obra de Remodelação e Reabilitação da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) da Santa Casa da Misericórdia de Nordeste, a Secretária da Saúde e Segurança Social, Dra. Mónica Seidi, anunciou a aprovação do aumento da capacidade da Creche para mais 10 crianças, tendo procedido à assinatura do respetivo Contrato de Cooperação.
A medida, agora anunciada e há muito ansiada pela Santa Casa, permitirá dar uma resposta imediata aos anseios e necessidades de muitas famílias nordestenses.
A Creche da Santa Casa é, presentemente, frequentada por 23 crianças, estando em lista de espera, à data, cerca de 14 crianças.
Santa Casa recebe viatura no âmbito do Programa GERMOV
No âmbito do Programa Gerações em Movimento (GERMOV), a Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Dra. Mónica Seidi, procedeu, no dia 5 de fevereiro, à entrega de uma viatura a esta Misericórdia.
A viatura elétrica de três lugares, será alocada ao Serviço de Apoio ao Domicílio desta Santa Casa e foi devidamente equipada e adaptada para a prestação deste tipo de serviço, designadamente: uma divisória entre o espaço de transporte de refeições e o espaço de transporte de roupa; uma área para acondicionamento de roupa limpa; uma área para acondicionamento de roupa suja; uma área para transporte de refeições com módulo em perfis de alumínio, com isolamento térmico, um sistema de aquecimento com circulação de ar quente para manter as refeições quentes e uma gaveta frigorífica, dispondo, ainda, de um dispensador de papel, um dispensador de desinfetante para mãos, um dispensador de luvas, e um sistema de iluminação de tecnologia led.
O Serviço de Apoio ao Domicílio da Santa Casa da Misericórdia de Nordeste é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados, na residência de indivíduos e famílias, quando, por motivos diversos, não possam assegurar a satisfação das suas necessidades básicas de alimentação e higiene ou outras atividades da vida quotidiana. Atualmente, beneficiam deste serviço cerca de 63 utentes residentes nas diversas freguesias do concelho de Nordeste.