Notícias

Misericórdia de Nordeste comemora o 110º Aniversário

Mensagem da Mesa Administrativa

Em 12 de Maio de 1912 era fundada a Santa Casa da Misericórdia de Nordeste. Hoje completamos 110 anos de vida.

Os desafios de 2022 não são comparáveis com os de 1912. São de outra natureza. Antes o grande objetivo era a construção de um hospital para tratar dos doentes que necessitassem de internamento. Agora é a luta pela sobrevivência de uma instituição mais do que secular que serve em média mais de duas centenas e meia de utentes e emprega cerca de 130 colaboradores. O ritmo e as ambições alteraram-se com o tempo. No tempo que corre há que perceber como acompanhar tantas transformações. Da génese até à atualidade a Misericórdia de Nordeste, de uma ideia e uma vontade inquebrantável cresceu e tornou-se naquilo que é, um contributo essencial para o concelho de Nordeste e suas populações.

No tempo que corre há que acompanhar tantas transformações sem nunca perder o objetivo principal da nossa missão que é servir os mais carenciados e os mais esquecidos do nosso meio. Mas se os desafios são outros os sonhos que deram origem à Santa Casa da Misericórdia de Nordeste são os mesmos.

Vamos continuar a servir bem os que precisam de nós. Queremos continuar a aprender com o melhor do passado que nos foi deixado. E mantemos acesa a chama e o bater do coração que é o símbolo da nossa instituição repercutido na nossa ação junto dos nossos utentes.

Em momentos como este não esquecemos momentos difíceis como aquele que marcou a nossa Instituição no ano de 2020, aquando do primeiro surto epidémico, com o falecimento de 12 dos nossos queridos utentes. Nunca os esqueceremos.

Assim como não esquecemos a onda de solidariedade com a Santa Casa, a começar pelos nossos colaboradores que trabalharam na ERPI, a qual extravasou os muros da instituição e granjeou o apoio dos nordestenses de cá e da diáspora.

Nesta data de celebração e de homenagem vale a pena parar para refletir, olhar para trás e relembrar o percurso feito, com muitas dificuldades, lutas e canseiras, por homens e mulheres de boa vontade que nos fundaram ou deram o seu melhor quando foram chamados a desempenhar funções na Santa Casa.

Por isso Obrigado a todos, aos Irmãos da Misericórdia, aos benfeitores (e são muitos), aos nossos parceiros (Governo Regional, Câmara Municipal do Nordeste, Juntas de Freguesia e Instituições concelhias), aos nossos colaboradores e a todos os que de uma forma geral reconhecem na Misericórdia do Nordeste a instituição que desempenha um papel imprescindível no bem servir aos mais desprotegidos da nossa sociedade.

advanced divider

Outras Notícias

CONCURSO PÚBLICO

Concurso Público para aquisição de equipamentos para efeitos de renovação e/ou atualização de oficinas, laboratórios e salas de formação da Escola Profissional de Nordeste.  

Tomada de Posse dos Órgãos Sociais

Decorreu, no passado dia 15 de Março, a cerimónia de Tomada de Posse e Compromisso dos Órgãos Sociais da Santa Casa da Misericórdia de Nordeste

Entrega de Tablet – Santander Totta

No passado dia 23 de Dezembro de 2020, esta Misericórdia foi agraciada pelo Banco Santander Totta na disponibilização de um tablet para servir os utentes