Notícias

Misericórdia de Nordeste comemora o 110º Aniversário

Mensagem da Mesa Administrativa

Em 12 de Maio de 1912 era fundada a Santa Casa da Misericórdia de Nordeste. Hoje completamos 110 anos de vida.

Os desafios de 2022 não são comparáveis com os de 1912. São de outra natureza. Antes o grande objetivo era a construção de um hospital para tratar dos doentes que necessitassem de internamento. Agora é a luta pela sobrevivência de uma instituição mais do que secular que serve em média mais de duas centenas e meia de utentes e emprega cerca de 130 colaboradores. O ritmo e as ambições alteraram-se com o tempo. No tempo que corre há que perceber como acompanhar tantas transformações. Da génese até à atualidade a Misericórdia de Nordeste, de uma ideia e uma vontade inquebrantável cresceu e tornou-se naquilo que é, um contributo essencial para o concelho de Nordeste e suas populações.

No tempo que corre há que acompanhar tantas transformações sem nunca perder o objetivo principal da nossa missão que é servir os mais carenciados e os mais esquecidos do nosso meio. Mas se os desafios são outros os sonhos que deram origem à Santa Casa da Misericórdia de Nordeste são os mesmos.

Vamos continuar a servir bem os que precisam de nós. Queremos continuar a aprender com o melhor do passado que nos foi deixado. E mantemos acesa a chama e o bater do coração que é o símbolo da nossa instituição repercutido na nossa ação junto dos nossos utentes.

Em momentos como este não esquecemos momentos difíceis como aquele que marcou a nossa Instituição no ano de 2020, aquando do primeiro surto epidémico, com o falecimento de 12 dos nossos queridos utentes. Nunca os esqueceremos.

Assim como não esquecemos a onda de solidariedade com a Santa Casa, a começar pelos nossos colaboradores que trabalharam na ERPI, a qual extravasou os muros da instituição e granjeou o apoio dos nordestenses de cá e da diáspora.

Nesta data de celebração e de homenagem vale a pena parar para refletir, olhar para trás e relembrar o percurso feito, com muitas dificuldades, lutas e canseiras, por homens e mulheres de boa vontade que nos fundaram ou deram o seu melhor quando foram chamados a desempenhar funções na Santa Casa.

Por isso Obrigado a todos, aos Irmãos da Misericórdia, aos benfeitores (e são muitos), aos nossos parceiros (Governo Regional, Câmara Municipal do Nordeste, Juntas de Freguesia e Instituições concelhias), aos nossos colaboradores e a todos os que de uma forma geral reconhecem na Misericórdia do Nordeste a instituição que desempenha um papel imprescindível no bem servir aos mais desprotegidos da nossa sociedade.

advanced divider

Outras Notícias

Entrega de Tablet – Santander Totta

No passado dia 23 de Dezembro de 2020, esta Misericórdia foi agraciada pelo Banco Santander Totta na disponibilização de um tablet para servir os utentes

Voto de Pesar – Pe. Cipriano Pacheco

Faleceu no passado dia 25 de Setembro do corrente ano o Padre Cipriano Franco Pacheco, natural deste concelho, onde nasceu em São Pedro de Nordestinho,