A Palavra do Provedor
Mensagem da Mesa Administrativa
No aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Nordeste
Neste dia muito especial em que celebramos 111 anos de existência (1912-2023) a Mesa Administrativa da Misericórdia saúda os irmãos, benfeitores, utentes e colaboradores, bem como as entidades que cooperam com a Instituição, designadamente o Governo Regional dos Açores, Câmara Municipal de Nordeste, Juntas de Freguesia e Instituições do concelho e em geral todos aqueles que reconhecem na Santa Casa o desempenho de um papel imprescindível no auxílio a quem mais precisa.
Depois de mais de dois anos e meio da Pandemia COVID-19 que atingiu particularmente a nossa Instituição, em que esta mais uma vez deu uma resposta que honra a todos, a começar pelos colaboradores que nunca abandonaram as suas funções, trabalhando incansavelmente dia e noite para que nenhum utente ficasse sem cuidados, alimentação e medicação, eis-nos a virar a página para novos desafios.
Ontem como hoje o espírito que nos anima, de bem servir, é o mesmo; a nossa terra pode contar connosco, na disponibilidade, qualidade, resiliência e capacidade de inovação no apoio aos idosos, às crianças, às pessoas com deficiência, aos jovens em risco, aos mais esquecidos e abandonados, mas também na educação e no apoio à saúde, através das nossas farmácias.
Em cada organização conseguir que cada um dê o melhor de si, que cada um perceba a diferença que um trabalho bem feito pode significar é meio caminho andado para bons resultados e concretizações.
O poder do exemplo que contagia outros faz também parte da nossa cultura de atuação: ele está bem vivo no nosso tempo através dos voluntários que dão o seu melhor pelo lema da Misericórdia de Nordeste “Por causas nobres”.
Precisamos de pessoas que nos inspirem, que se destaquem pelo bem que fazem, pelo exemplo que representam, pela qualidade do seu trabalho – a presença das Irmãs Religiosas da Comunidade Franciscana de Nossa Senhora das Vitórias na nossa Instituição é uma graça e uma bênção que nos apraz reconhecer e enaltecer.
Neste dia de aniversário também recordamos os fundadores e benfeitores, à frente dos quais esteve António Alves de Oliveira, bem com os irmãos falecidos ou vivos que deram ou dão o seu melhor ao longo destes 111 anos na dignificação da nossa ação ao serviço dos mais necessitados.
São exemplos destes que fazem da Misericórdia um legado vivo em diálogo com a comunidade.
Vila de Nordeste, 12 de Maio de 2023
A Mesa Administrativa
José Carlos Carreiro, Provedor
Serafina Medeiros, Secretária
Leonor Branco, Tesoureira