CATL – Centro de Atividade de Tempos Livres

A Santa Casa da Misericórdia de Nordeste dispõe de 5 CATL localizados na Vila de Nordeste, Fazenda e Achadinha e Santana.
Estes espaços destinam-se à ocupação dos tempos livres das crianças, com idade compreendida entre os 5 e os 12 anos, sendo o acompanhamento pedagógico feito pelas respectivas Educadoras. Assumindo-se como espaços recreativos, por excelência, constituem uma oportunidade de socialização onde as crianças têm a possibilidade de desenvolver a sua criatividade na exploração do espaço e das suas potenciais “ofertas” pedagógicas. Desde os momentos de ‘brincadeira livre”, até às actividades plásticas, passando pela leitura recreativa e teatralização, as crianças são confrontadas com uma série de actividades lúdico – Pedagógicas, que fomentam o seu crescimento salutar.

A QUEM SE DIRIGE ?

Destina-se a proporcionar atividades de lazer a crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 12 anos, que frequentem a Escola do Ensino Básico ou Pré Escolar, durante os períodos extra escolares.

OBJETIVOS

 Permitir a inserção da criança na sociedade através da participação na vida em grupo;
Manter as crianças em espaços estruturados e vigiados, diminuindo a exposição a riscos físicos e sociais;
Proporcionar às crianças experiências que tenham em conta o seu ritmo individual e que permitam a construção de um projeto de vida digno e coeso;
Favorecer a inter-relação entre família/ escola/ comunidade/ CATL;
Promover o desenvolvimento da autoestima e amor próprio, incentivado a criança a participar em atividades que visam a partilha de tarefas e responsabilidade;
Adequar estratégicas de intervenção de forma a diminuir o absentismo e insucesso escolar.enas administração da medicação).

ATIVIDADES

 Pintura;
 Desenho;
 Moldagem;
 Culinária;
 Ginástica;
 Música;
 Dança;
 Brincadeiras;
 Jogos e Diversões;
 Passeios e visitas de estudo;

INSCRIÇÃO

A Inscrição da criança pode ser feita a qualquer altura do ano e tem um custo de 5 euros;
A renovação de matrícula no CATL deverá ser efetuada durante o mês de junho e tem um custo de 5 euros;
Todas as crianças têm de possuir um seguro por acidentes. Compete à Instituição fazer este seguro. O seu pagamento é anual, no ato da Inscrição, e é da responsabilidade dos pais ou responsáveis pela criança.

COMPARTICIPAÇÃO

A comparticipação mensal é calculada de acordo, com a Portaria n.º 86/2006, de 7 de Dezembro, repristinado pela Portaria n. º 122/2008, de 28 de Setembro e alterada pela Portaria n.º 5/2016, de 26 de Janeiro.

HORÁRIO

Varia de acordo com o horário escolar.
O almoço é assegurado pelos pais, sendo que os CATL encerram para almoço;
O CATL funciona durante todo o ano, devendo os pais informar a Instituição sobre qual o mês de férias da criança. É obrigatória a existência de um mês de férias das crianças com os pais, que pode ser contínuo ou interpolado.

LOCALIZAÇÃO

 Vila de Nordeste (2 CATL)
 Lomba da Fazenda
 Santana
 Achadinha