Mês das Recordações – 2012

Mes das Recordacoes 2012

A Misericórdia de Nordeste celebrou na freguesia de Achadinha o Mês das Recordações.
A atividade teve início junto ao Padrão das Almas, com uma concentração de utentes que deram vida à tradição e lembraram as almas com orações tradicionais daquela localidade. Seguiu-se a celebração de uma missa, presidida pelo pároco local, Pe. Valter Correia, durante a qual foram recordados com saudade todos aqueles que já partiram, irmãos, utentes, funcionários, dirigentes e benfeitores. Ao ofertório os utentes levaram ao altar diversos objetos, entre os quais uma bengala, símbolo da debilidade da vida dos que carregam o peso dos anos.

Após a celebração eucarística seguiu-se um almoço alusivo ao tema “Gostos e Sabores da Nossa Memória” onde os utentes e os representantes locais puderam saborear um tradicional “fervedouro pelas almas” confecionado de acordo com os costumes daquela freguesia.

Logo após o almoço, o Provedor da Misericórdia, Dr. Eduardo de Medeiros, tomou a palavra, agradeceu a presença de todos e relembrou a vida dos nossos antepassados e os valores que ainda imperam em Achadinha tão bem retratados na obra Gente Feliz com Lágrimas, do consagrado escritor João de Melo, natural daquela freguesia.