Festa de Natal da Misericórdia 2012

Festa de Natal

No passado dia 15 de Dezembro, realizou-se na Santa Casa de Nordeste a habitual Festa de Natal, não só para os utentes residentes como também para todos os Centros de Convívio da Instituição.
À festa compareceram como convidados, o Dr. Rui Bettencourt, em representação do Presidente do Governo Regional dos Açores, a Dr.ª Nélia Amaral, em representação da Secretária Regional da Solidariedade Social, o vereador Victor Lima, em representação da Câmara Municipal de Nordeste, representantes de entidades locais e responsáveis dos vários setores da Instituição
Depois do acolhimento a utentes e convidados, Mons. Augusto Cabral presidiu à Eucaristia festiva de Natal, tendo concelebrado os Rev. Padres José Agostinho Barreiro de Achadinha, Leonardo Cabral, da Fazenda, Valter Correia, de Achadinha. Regeu o coral o Ouvidor de Nordeste, Pe. Agostinho Lima, constituído por um grupo de funcionárias da Instituição que entoaram os tradicionais cânticos de Natal, a que se seguiu o almoço festivo, confecionado de acordo com as tradições do concelho.
No decorrer da Festa natalícia o Provedor, Dr. Eduardo de Medeiros, dirigiu uma saudação a todos, referiu as dificuldades originadas pela crise, a necessidade de aplicar a Humanitude no relacionamento com os utentes, e apelou ao envolvimento das famílias com os seus anciãos, referenciando o estudo da docente da nossa Universidade, Doutora Teresa de Medeiros, que revelou que «A família e a espiritualidade» são fatores decisivos para o bem estar dos idosos.
Terminado o almoço, as duas utentes mais idosas da Instituição, com 92 e 94 anos, sopraram as velas do bolo do centésimo aniversário da Misericórdia, ato que encerrou as comemorações do ano do centenário.
A animação da tarde ficou a cargo do apreciado «Grupo de Cantares de Nordeste» que, graciosamente, animou todos os presentes.
A Festa de Natal terminou com a distribuição de pequenas lembranças a todos os utentes.