Feira “Idoso Criativo”

feira-idoso

A Santa Casa da Misericórdia de Nordeste promoveu, durante três dias, a feira “ Idoso Criativo” que congregou a participação dos Centros de Convívio do concelho, do Lar e Centro de Dia, do Serviço de Apoio ao Domicilio, da Casa de Trabalho e de três Instituições do concelho, Amizade 2000, Casa do Povo de Nordestinho e Sol Nascente, da Salga.

Expositores com trabalho em lã, em linho, bordados, pinturas em tela, tecidos em teares, os idosos mostraram grande criatividade e alegria na sua participação na feira, que durante os três dias foi local obrigatório de visita de utentes, familiares e visitantes, que puderam apreciar momentos de animação e música variada, desde as tradicionais cantigas ao desafio e desgarrada até ao folclore e guitarrada.

A tarde do segundo dia foi dedicada à atividade física, com uma sessão dinamizada pelo formador Hélder Camarinha que possibilitou a participação ativa dos idosos e crianças presentes, ao ritmo de música apropriada.

Muito apreciada foi também a Cozinha d’Avó que ofereceu durante a feira, as tradicionais papas grossas, milho torrado e cozido, rebuçados, compotas, bolos levedos, fatias douradas e castanhas.

A Associação Sol Nascente, da Salga, apresentou no seu espaço, os tão apreciados biscoitos, bolo de forno e malassadas.

De apoio à feira, os visitantes puderam usufruir dos serviços da Farmácia local e também da “ Banca da Saúde” onde se media a tensão arterial, diabetes e colesterol.

O último dia foi preenchido com a conferência “Ser idoso hoje” proferida pela médica Dr.ª Manuela Rodrigues e que prendeu a atenção do vasto auditório, a que se seguiu um momento de animação com acordeão e guitarras ao ritmo de música tradicional da zona poente do concelho.

Nos dias em que decorreu a atividade, registou-se a presença do Diretor Regional do Apoio ao Investimento e Competitividade, do Provedor da Misericórdia, Dr. Eduardo de Medeiros e restantes Membros da Mesa Administrativa, do Presidente da Câmara, Dr. Carlos Mendonça, do Vice-Presidente, Dr. Milton Mendonça, da Presidente da Assembleia Geral da Santa Casa, Insp.ª Emília Mendonça, da representante da Assembleia Municipal, Prof.ª Isabel Oliveira, da representante do ISSA, Dr.ª Natércia Gaspar, representantes da Misericórdia da Povoação e de Instituições locais.